5G: Conheça um pouco mais sobre a nova internet

Assim como classificamos as pessoas em gerações, x, y, w e z, a internet desde sua criação – para fins de pesquisas – lá em 1969, até os dias atuais, também é classificada. Partindo do 1G, 2G, 3G e a mais utilizada atualmente 4G, o Brasil está a alguns “passos” da nova 5G, que promete conexões mais rápidas e simultâneas.

A expectativa é que a quinta geração possa chegar a uma velocidade 20 vezes maior que a 4G (de 33 Mbps), ultrapassando a marca de 1 Gbps. São inúmeras vantagens, mas a principal, é a baixíssima latência, ou seja, o tempo de envio e retorno de informações entre computadores e/ou celulares em menos de 5 milissegundos.

As mudanças que a internet 5G trará não ficarão restritas somente para a velocidade de conexão e sim, para diversas outras atividades essenciais na sociedade, como a saúde, o meio ambiente – com redução de até 90% no consumo de energia – no transporte, na economia, na educação e na segurança pública.

5G no Brasil

Em nosso país existem pouquíssimos lugares, ainda em testes, com acesso disponível a 5G. Para que a implantação da nova rede ocorra de fato, a Anatel aprovou o edital para licitação da tecnologia e neste mês de agosto, o TCU (Tribunal de Contas da União) fará a análise do mesmo e se caso for aprovado, dará continuidade ao processo. A previsão é de que até julho de 2022, a internet 5G esteja ativa em todas as capitais brasileiras.

5G no mundo

A internet 5G já é utilizada em muitos países, de acordo com o levantamento feito este ano pela empresa de telecomunicações, Viavi Solutions, já são 65 ao todo, tendo a China na liderança, os Estados Unidos em segundo e na sequência as Filipinas, deixando a Coreia do Sul em quarto lugar.

O Canadá, a Finlândia, a Espanha, a Itália, o Reino Unido Austrália e Arábia Saudita, assim como no Chipre, no Peru, na Rússia e no Uzbequistão também são regiões que já usufruem da conexão mais rápida do mundo.

Matéria feita por:
Daiane Piana
Jornalista

Comments are closed