Acesso à banda larga no Brasil cresce cada vez mais
Em 2021 os números já somam 37,4 milhões segundo a Anatel

Vivemos em um mundo conectado e graças à chegada da banda larga no ano de 2000 essa interação vem se tornando cada vez mais rápida. É através dela que conseguimos quase que, instantaneamente, conversar com a família e amigos, assistir filmes, séries, fazer download e upload de arquivos, gerenciar equipamentos eletrônicos de casas e empresas, entre outras.

Diferente da famosa “internet discada” (dial-up), a banda larga se tornou a queridinha do Brasil. De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico) em 2019, 82,7% dos domicílios nacionais possuíam internet. Seguindo o mesmo levantamento, a banda larga móvel passou de 80,2% em 2018 para 81,2% em 2019. Já a banda larga fixa saltou de 75,9% para 77,9%.

Com relação ao número de acessos de banda larga em 2020, o país fechou em 36,3 milhões segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Um aumento de 10,26% na comparação de 2019, no qual registrou de 32,93 milhões. O aumento é reflexo da pandemia da Covid-19, já que trabalhar, estudar e se divertir era possível apenas pela internet. Em 2021, só até o mês de julho já são 37,4 milhões acessos.

Mas afinal, o que é banda larga?

Banda larga é o nome dado ao “modelo” de internet que substituiu em grande parte do Brasil a – já citada – internet discada. Ininterrupta e com velocidade mínima de 128 Kbps contra a de até 56 Kbps do acesso discado, a nova conexão é muito mais rápida e independente do telefone, trazendo agilidade aos afazeres do dia a dia.

Quando foi lançada lá em 2000, a seu acesso era gratuito, porém, o sucesso foi tão grande que no ano seguinte, o IG (Internet Group) passou a ofertar o serviço em conjunto com as empresas de telefonia e a partir dai começou a cobrar uma taxa mensal pelo sinal e não mais pelo tempo de uso.

Existem dois tipos de internet banda larga: a fixa, ou seja, o fio ligado a uma rede de distribuição ou antena de captação ligada a um modem roteador que distribui a internet para os computadores por um cabo. E a opção móvel que disponibiliza o sinal através do wi-fi ou pela própria rede de celulares.

Matéria feita por:
Daiane Piana
Jornalista

Comments are closed